sábado, 4 de junho de 2011

Chespirito


Chespirito (conhecido no Brasil também comoClube do Chaves) é um programa com vários quadros humorísticos, gravado entre 1980 e 1995 porRoberto Gómez Bolaños, o criador de Chaves e Chapolin.
Estreou originalmente, uma vez por semana, no horário nobre da Televisa. Este programa, porém, não apresenta todo o elenco da série Chaves: há personagens ausentes neste seriado, como Ramón Valdés (intérprete do Seu Madruga) e Carlos Villagrán (intérprete do Kiko). Embora, em 1981, Ramón Valdés volte a interpretar Seu Madruga no programa, no quadro Chaves, e Tripa Seca no quadroChapolin Colorado (além de várias participações nos demais quadros), saindo imediatamente no ano seguinte.
O programa Chespirito teve também um primeiro período, de 14 de outubro de 1970 a 25 de abril de1972, antes de Chaves e Chapolin tornarem-se programas independentes.Em 1978Carlos Villagrán (Kiko) deixou as gravações de Chaves e Chapolin para seguir carreira solo na Venezuela. Em 1979, Ramón Valdéz (Seu Madruga) também deixa as gravações, para viajar com o seu circo.
Apesar de introduzir mudanças e segundo Rubén Aguirre a audiência ter aumentado, Chespiritodecide encerrar os seriados Chaves e La Chicharra (Que substituiu Chapolin no final de 1979). No ano seguinte, ele começa um novo programa, o Programa Chespirito. Chaves e Chapolin passam a ser quadros desse programa, exibido semanalmente pela Televisa. Os quadros inicialmente eram: Chaves(El Chavo del Ocho), Chapolin (El Chapulin Colorado), Dr. ChapatinChaveco (Chómpiras), Pancada Bonaparte (Chaparrón), Vicente Chambón, e O Gordo e o Magro (El Gordo y el Flaco).
Em 1981Ramón Valdéz regressa ao elenco, saindo novamente no mesmo ano. Em 1982, é gravado o último episódio de Vicente Chambón, quadro nunca exibido no Brasil, neste ano também acabam as risadas de fundo dando mais importância aos sons de fundo. Além dos quadros, em algumas situações Chespirito interpretava a si próprio em diversas histórias, e também personagens épicos em diferentes paródias, todas genialmente ricas em humor satírico e irreverente, Até 1984 essas paródias eram constantes no programa, depois essas paródias, juntas com o quadro O Gordo e o Magroapareceram mais raramente.
Nos anos de 1984 e 1985, Roberto Gómez Fernández filho mais velho de Chespirito, atua fortemente no programa. Em 1985 e 1986 é a vez de Ramiro Orci fazer várias participações especiais.
Em 1987, os personagens Chaves e Chapolin perdem importância no programa. Pois Chaveco e Botijão resolvem largar a vida de crimes, e assim acabar com a monotomia dos remakes de Chaves e Chapolin. Isso serviu para dar uma renovada no programa. Carlos Pouliot começa a trabalhar com Chespirito.
Em 1989, Anabel Gutiérrez, volta a trabalhar com Chespirito, no ano seguinte Moisés Suárez (Que interpretaria posteriormente o Seu Cecílio) começa a fazer as suas participações especiais.
No ano de 1991, Florinda Meza fica 21 programas sem participar, por conta das gravações da novela Milagro y Magia.
Em 1992, os quadros Chaves e Chapolin deixam de serem gravados e Angelines Fernandez se afasta do programa por motivo da sua doença, Paulina Gómez, filha mais nova de Chespirito, começa a fazer as suas primeiras participações especiais no programa. No ano seguinte, a música-tema do programa, que já durava 13 temporadas, passa por uma reformulação e surge com um novo estilo. Na metade da temporada o programa fica com meia-hora de duração, pois Chespirito passa a gravar o programa "Con Humor al estilo de Chespirito" que durou até 1994. Em 1994 morrem Angelines Fernández e Raúl Chato Padilla. Neste ano, o humor fica ainda mais sarcástico, e são introduzidos novos quadros: Dom Caveira e Cidadão Goméz. A Televisa resolveu então incluir algumas esquetes do programa "Con Humor al estilo de Chespirito" para exibir nas reprises das outras emissoras "Al estilo del Cinema mudo", "Incrible pero ciento por ciento", "La notícia rebelde" e " Mini Teatro", não fazem parte do programa Chespirito originalmente. Depois que a Televisa resolveu tirar os programas de humor do horário nobre para sábado à tarde, Chespirito decidiu encerrar definitivamente as gravações, no ano de 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário